terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Castigo



Mandar alguém “pró Caralho” é definitivamente d'Homem. E, como descobrir a origem da palavra Caralho é a mesma coisa que descobrir a nossa origem de Homem, Macho, Duro, que nunca se Verga, lançamo-nos numa profunda investigação às raízes da coisa.

Foi na Academia de Letras que encontrámos a resposta que tanto procurávamos. Parece que antigamente se denominava de Caralho uma pequena cesta que se encontrava nos mastros das caravelas, onde os marinheiros procuravam terra e onde, dizem, sempre que alguns dos presentes marujos se portava mal, teria esse alto e imponente local como destino, em sinal de puro castigo.

Assim sendo, sempre que soltemos um valente “Vai pró Caralho!”, não estamos mais do que a dizer a alguém que se portou mal que devia ser castigado.

No trânsito, mandar o vizinho condutor “pró caralho”, depois daquela manobra apertada, é uma maneira delicada de lhe indicar que ele conduz tão mal que até devia ser castigado por isso.

Mandar o Patrão “pró Caralho” é dizer-lhe que um dia ele ainda vai ser castigado de tanta maldade que provoca em nós e nos outros, ou então é mesmo mandá-lo no sentido corriqueiro da palavra por já não o podermos ver à frente.

Mandar um gajo “pró Caralho” enquanto andamos à porrada, é não só estar já a castigá-lo no momento presente, como desejar que, para alem daqueles hematomas, ele ainda sofra mais uns castigos.

O que me leva a pensar como bom investigador… Sempre que mandamos alguma esbelta Fanfa “Pró Caralho”, não estamos a ser propriamente ordinários ou padeiros, estamos simplesmente a dizer: “a menina é muito, muito, mal comportada e, uns tau taus no/de castigo, não lhe faziam mal”.

E se para além de a mandarmos “pró Caralho” nos incluíssemos nessa árdua missiva? Então isso seria claramente... d'Homem!

3 comentários:

Comenta aqui...mas à homem! Se fores mulher, comenta como quiseres.